Atração e Retenção de Talento no sucesso de uma empresa
06/06/2023
Com a era da globalização colocaram-se novos desafios às empresas. As alterações de mercado a nível mundial têm levado as empresas a mudanças de estrutura técnica, ideológica e tecnológica, mas, sobretudo, a mudanças de mentalidades.
O capital humano tem um papel cada vez mais relevante para as organizações e torna-se essencial conseguir atrair e, mais ainda, fazer a retenção de talento. Se não for bem-sucedido em ambas as áreas, haverá dificuldades em gerir a reputação da sua empresa enquanto empregador, criar um ambiente de trabalho positivo e promover a confiança e produtividade dos seus trabalhadores em geral.
Assim, a atração e retenção de talento é fundamental para a competitividade das empresas, uma vez que estes são o veículo para a criatividade e inovação num mercado que está atualmente em constante evolução. A cultura organizacional depende da atração e retenção de talento para sobreviver.
Vamos abordar os seguintes temas:
- O que é a atração e retenção de talento?
- A importância de uma atração de talento eficaz para as empresas.
- Estratégias para atrair talentos
- Employer branding
- Perfil e cultura de valores da empresa
- Descrição detalhada da oferta de trabalho
- Repensar/Atualizar o processo de recrutamento
- Incentivar à formação e desenvolvimento de competências
- Atualizar o “pack” de benefícios sociais e compensações
O que é a atração e retenção de talento?
Podemos entender a atração de talentos, como o conjunto de estratégias e esforços que as empresas aplicam para assegurar o interesse dos profissionais mais talentosos e qualificados para as funções necessárias à empresa.
Por outro lado, a retenção de talentos é a capacidade das empresas reterem os seus atuais colaboradores, mantendo a motivação contínua e melhoria da satisfação dos profissionais, evitando que os mesmos se desvinculem da empresa, levando consigo o seu talento e o conhecimento institucional. Consequentemente, diminuindo a rotatividade dos seus profissionais, em última instância queremos que eles se mantenham “fidelizados” à empresa, reduzindo o turnover.
A importância de uma atração de talento eficaz para as empresas
Os talentos são o motor que impulsiona o sucesso de uma empresa, pois são profissionais altamente qualificados, com competências e conhecimentos específicos que conferem uma vantagem competitiva às empresas.
Contratar e manter as pessoas certas pode impulsionar a inovação, melhorar a produtividade e aumentar a qualidade do trabalho. Neste sentido a atração de talentos assume importante relevância para as empresas, pois ter uma equipa qualificada e motivada faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso num mercado altamente competitivo.
Atrair os talentos certos vai ajudar a empresa a se destacar no mercado e a atingir seus objetivos estratégicos com mais eficácia.
Torna-se, assim, essencial que as empresas invistam na atração de talentos e adotem estratégias eficazes para atrair os melhores profissionais do mercado.
Atrair e reter talentos é um dos maiores desafios da atualidade para os Recursos Humanos das empresas.
Não só porque o mundo laboral tem estado em transformação, mas também pelo aumento da concorrência, escassez de profissionais qualificados e mudanças nas prioridades e exigências dos profissionais, que estão dispostos a ir mais além quando têm de escolha sobre onde, quando e quanto trabalham.
Dificuldade na contratação de pessoas - Escassez de colaboradores
Como referido, uma das dificuldades dos profissionais de recursos humanos em atraírem talentos, está precisamente na escassez de talentos para preencherem as vagas que as empresas lançam no mercado, que se mantém em níveis historicamente altos, a nível nacional e global.
Segundo o Talent Shortage Survey 2023, Portugal posiciona-se acima da média global, que está nos 77%, mas é também o quarto país do mundo com maior dificuldade na contratação.
O mesmo estudo refere que 62% das empresas nacionais têm alguma dificuldade em encontrar os profissionais com as competências pretendidas, e 22% têm mesmo muita dificuldade e apenas 12% afirmam não ter qualquer dificuldade em encontrar o talento necessário. Estes dados refletem uma escassez de talento de 84%.
O estudo revela que a concorrência global paga melhor e os jovens cada vez mais qualificados preferem-nas, o que cria dificuldades às empresas portuguesas na contratação.
Novas prioridades e exigências dos candidatos
Para além da escassez de talentos, na hora de atrair talentos os recursos humanos têm de ter em consideração que já não basta oferecer um bom salário. Fatores como bem-estar, equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, mobilidade (o teletrabalho passou de privilégio a dado adquirido ou requisito básico na escola da empresa onde se vai trabalhar), novos projetos, comunicação digital, flexibilidade de horário e formação, são aspetos cada vez mais importantes para quem procura emprego.
O desenvolvimento pessoal e profissional é um fator-chave de motivação, principalmente para as novas gerações. Estes querem trabalhar numa empresa que os apoie na progressão da sua carreira e no desenvolvimento das suas capacidades, profissionais e pessoais.
Ter o employee experience como estratégia de gestão torna-se uma vantagem competitiva. Ao colocar os profissionais no centro do negócio, as empresas contribuem para o aumento das taxas de retenção, fortalecimento da cultura, equipas mais envolvidas e uma maior atração de talento.
Estratégias para atrair talentos
Para atrair e reter talentos as empresas devem estruturar e desenvolver um processo de recrutamento e seleção onde exista uma adequação entre aquilo que a empresa procura e aquilo que os profissionais procuram.
Existem algumas estratégias que podem ser postas em prática pelas empresas, e contribuir eficazmente para a atração e retenção de talentos. Veja algumas:
Employer Branding
O employer branding refere-se à reputação de uma empresa, ou seja, à imagem que a mesma projeta junto dos seus profissionais e dos potenciais candidatos a vagas, o que se traduz numa maior lealdade por parte dos primeiros e numa grande vontade por parte dos segundos de trabalhar para a empresa.
Por conseguinte, o principal objetivo é construir um posicionamento que permita atrair e reter os melhores perfis profissionais. Empresas que desejam crescer e atrair os melhores talentos, preocupam-se com a sua imagem e reputação, dentro e fora do seu ambiente. Para isso, é fundamental que as lideranças estejam atentas às necessidades dos profissionais, e saberem como a organização é vista por eles e pelos clientes.
As principais vantagens do employer branding são:
- aumento do número de profissionais interessados em integrar a força de trabalho;
- aumento da lealdade dos atuais profissionais, minimizando o absentismo e a rotatividade de profissionais;
- redução dos custos de recrutamento;
- reforço do sentimento de pertença, da motivação e do envolvimento;
- diferenciação da empresa face à concorrência e o reforço da imagem de marca da empresa na sociedade.
Perfil e cultura de valores da empresa claros
Para atrair os talentos certos, é essencial ser claro sobre o perfil e cultura da empresa. Só desta forma será possível encontrar aqueles que correspondem e se identificam com os seus valores. A cultura de uma empresa diz muito sobre seu ambiente e a sua gestão, sendo que uma cultura forte e positiva será um ponto de conexão com os profissionais, despertando o interesse de novos talentos e influenciando o empenho e lealdade dos atuais.
Relembramos que as novas gerações privilegiam empresas que tenham preocupações sociais e que defendam causas como o ambiente, a sustentabilidade, etc.
Descrição detalhada da oferta de trabalho
Uma descrição de funções detalhada e clara pode fazer com que se destaque como uma empresa que valoriza o talento dos seus potenciais profissionais. Além disso, descrições interessantes das funções funcionam bem na atração de profissionais com a mesma mentalidade.
Para a proposta ser mais atrativa, dê visibilidade às competências do cargo, aos benefícios que a empresa oferece e destaque bons motivos para que se juntem à equipa. Os candidatos preferem clareza e exatidão no que é divulgado, portanto seja transparente. Assim, o salário, a cultura da empresa, ofertas formativas e quaisquer outros benefícios que possa oferecer serão uma boa forma de melhorar e despertar o interesse de novos talentos.
Repensar / atualizar o processo de recrutamento
A responsabilidade dos recursos humanos durante o processo de recrutamento e seleção é grande, afinal, essa é a porta de entrada dos talentos na empresa — quando bem realizado, as hipóteses de contratações certas aumentam expressivamente.
Na fase do recrutamento e seleção deve avaliar-se o perfil, o alinhamento de objetivos e valores das duas partes. Cada vaga tem características e exigências diferentes, do nível de escolaridade à experiência e competência técnica. É fundamental conhecer as particularidades para que na hora da avaliação dos candidatos seja possível encontrar similaridades. Torna-se, assim, essencial um processo de recrutamento metódico e eficaz. Um método de recrutamento eficaz deve incluir as seguintes etapas:
- Planeamento;
- Divulgação;
- Triagem curricular;
- Entrevistas iniciais;
- Entrevistas técnicas e comportamentais;
- Testes e avaliações;
- Verificação de referências;
- Avaliação final e tomada de decisão;
- Feedback.
Incentivar à formação e desenvolvimento de competências
Se deseja atrair os melhores talentos, tem de mostrar as oportunidades de formação que a sua empresa tem para oferecer. Estamos agora a viver na era da informação, e as preferências dos profissionais de hoje são diferentes das dos seus antecessores. Por isso, para atrair os melhores talentos, é necessário destacar a forma como a sua empresa os pode ajudar a progredir.
A formação é uma forma de alinhar as competências aos propósitos da empresa, ou seja, preparar os talentos para executar as tarefas exatamente como a empresa precisa. Por outro lado, é também uma das formas mais eficazes de valorização profissional. Investir na qualificação e desenvolvimento de competências dos profissionais, é mostrar que a empresa se importa em mantê-los por muito tempo.
Existem diversos incentivos que podem ser implementados para promover esta prática, como:
- programas de formação interna;
- reembolso formativo;
- mentoria e coaching;
- progressão interna;
- reconhecimento e recompensas e parcerias com instituições de ensino.
Atualizar o "pack" de benefícios extrassalariais e compensações
O nível de salário continua a ser o elemento essencial para atrair e reter talentos e, reforçar a posição competitiva da empresa. Contudo, cada vez mais o sistema de benefícios e incentivos que as empresas estabelecem para remunerar e recompensar os profissionais, se tornou num fator determinante para os profissionais na decisão de entrar ou permanecer numa empresa.
É este sistema de benefícios e compensações que alimenta a capacidade das empresas de atrair e de reter talento e contribuir para os níveis de compromisso e motivação dos colaboradores, assim como para a sua perceção de reconhecimento.
Os benefícios mais tradicionais, como subsídio de alimentação, seguros de saúde, telemóvel e carro da empresa, entre outros, permanecem válidos. No entanto, são manifestamente insuficientes para atrair e reter talentos, sobretudo os mais jovens. Estes talentos valorizam benefícios que lhes permitam conciliar a vida familiar e profissional - como horários flexíveis e trabalho remoto - desenvolver as suas competências e manter o seu equilíbrio físico e mental.
Neste contexto, um programa de benefícios flexíveis é uma solução que pode conferir uma vantagem competitiva à empresa, através da inclusão de um conjunto de benefícios opcionais, que se adequam às circunstâncias e preferência de cada profissional.
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