PME Líder: o selo para aumentar a competitividade e atrair talentos
10/12/2024
Mais do que um selo, o estatuto PME Líder é a porta de entrada para um futuro repleto de possibilidades. É uma hipótese de destacar a sua empresa no mercado e de impulsionar a sua equipa rumo à excelência.
Conheça as vantagens exclusivas e parcerias estratégicas desta certificação e comece hoje mesmo a preparar o seu negócio para grandes conquistas!
Nesta artigo vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é uma PME?
- Quais são os critérios para obter o certificado PME Líder?
- Passo a passo para transformar a sua empresa numa PME Líder
- Vantagens
-
Como usar os benefícios do estatuto para melhorar a produtividade e competitividade da sua empresa?
O que é uma PME?
Uma PME (Pequena e Média Empresa) é uma empresa com menos de 250 colaboradores e um volume de negócios anual inferior a 50 milhões de euros. Por isso, incluem-se na categoria de PMEs tanto as micro-empresas com menos de 10 colaboradores e um volume de negócios igual ou inferior a 2 milhões de euros, como as médias empresas até 250 colaboradores e um volume de negócios igual ou inferior a 50 milhões de euros.
O que é o Estatuto PME Líder?
É um estatuto criado pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) que tem como missão distinguir empresas que se destacam pelo seu desempenho exemplar, nomeadamente solidez financeira e qualidade de gestão.
Como é atribuído o estatuto PME Líder?
O estatuto é atribuído anualmente pelo IAPMEI em parceria com o Turismo de Portugal, depois de avaliadas as candidaturas (sendo que as candidaturas devem ser apresentadas por um banco protocolado e não diretamente pelas empresas). SGPS, IPSS, associações e instituições sem fins lucrativos e empresas que não tenham contabilidade organizada estão impedidas de concorrer.
Quais são os critérios para obter o certificado PME Líder?
Para obter o certificado PME Líder, as empresas devem atender a alguns critérios de seleção estabelecidos pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal:
- Ter estatuto de PME, comprovado pela obtenção da Certificação PME.
- Desenvolver uma atividade económica enquadrada na lista de setores (CAE) elegíveis.
- Assegurar o cumprimento de uma série de condições relativas à sua atividade, nomeadamente:
- Cumprir com as obrigações legais e obrigações fiscais dentro dos prazos legalmente fixados;
- Possuir situação regularizada na Autoridade Tributária, Segurança Social, IAPMEI, Turismo de Portugal, Central de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal, bem como junto de outras entidades públicas;
- Não ter salários em atraso e não se encontrar em situação de reestruturação financeira nem em processos de PER, RERE, PEVE ou de insolvência;
- Não ter sido alvo de condenação através de processo-crime ou contraordenacional por violação da legislação do trabalho ou pela prática de contraordenações ambientais e do ordenamento do território;
- Possuir taxa de Depósito Público de Contas (DPC) e respetivo pagamento, quando aplicável, no mínimo, referente aos 2 últimos exercícios;
- Ter notação de risco atribuída pelas Sociedades de Garantia Mútua.
Para além destas condições gerais para obter o selo PME Líder, as empresas devem ainda responder a um conjunto de requisitos específicos. Entre eles:
- Apresentar, pelo menos, 3 exercícios de atividade completos e contas encerradas relativas ao último exercício;
- Evidenciar estratégias de crescimento e de reforço da sua competitividade;
-
Demonstrar elevados níveis de desempenho e de solidez financeira, medidos segundo os critérios definidos pelo IAPMEI.
Passo a passo para transformar a sua empresa numa PME Líder
Gostava que a sua empresa fosse reconhecida como PME Líder? Siga este passo a passo!
- Verifique se a sua empresa atende aos critérios de Pequena e Média Empresa estabelecidos pela União Europeia, nomeadamente ter menos de 250 funcionários e um volume de negócios anual que não ultrapasse 50 milhões de euros.
- Assegure-se de que tem a situação fiscal regularizada, quer nas Finanças quer na Segurança Social.
- Confirme se a sua empresa tem uma rentabilidade positiva, autonomia financeira e capacidade de liquidez: esses fatores vão indicar solidez e sustentabilidade, requisitos fundamentais para a certificação.
- Solicite a candidatura através de um banco parceiro do IAPMEI, que irá avaliar o perfil financeiro e de risco da sua empresa.
- Com base na análise e recomendação do banco, o IAPMEI e Turismo de Portugal decidem sobre a atribuição do estatuto PME Líder à sua empresa.
Vantagens de ser PME Líder
Respondeu a todos os critérios? Parabéns, a sua empresa vai ser oficialmente reconhecida como PME Líder, e como tal vai ter acesso a uma série de vantagens que reforçam a competitividade, reconhecimento e capacidades de gestão.
Entre elas:
Vantagens para o negócio
Através de parcerias estratégicas, vai conseguir colaborar com diversas entidades que dão condições especiais para a otimização de processos. Por exemplo, terá acesso a linhas de crédito com taxas bonificadas e condições simplificadas para financiamento, tarifas exclusivas para soluções tecnológicas, benefícios no fornecimento de energia elétrica e gás natural e condições especiais em seguros.
Vantagens no mercado
Com a possibilidade de explorar soluções de publicidade digital e utilizar o selo PME Líder e logótipo oficial, a sua empresa vai alcançar novos públicos e passar uma imagem de confiança e robustez.
Vantagens para a gestão
A certificação PME Líder também dá acesso a espaços e informações sobre atividades e serviços de apoio promovidos pelo IAPMEI e pelos seus parceiros, assim como ações de formação especializada.
Como usar os benefícios PME Líder para atrair e reter talentos, e melhorar a produtividade e competitividade da sua empresa?
- Comece por fortalecer o pacote de benefícios com incentivos atrativos. Por exemplo, ofereça o subsídio de alimentação em cartão refeição com condições fiscais mais vantajosas para a empresa e maior flexibilidade de uso para os colaboradores. Aposte também em benefícios adicionais, como seguros de saúde e cheques-creche, que diferenciam a empresa no mercado de trabalho.
Clique aqui e descubra quanto pode poupar com cartão refeição!
- Invista no bem-estar organizacional e desenvolvimento profissional dos colaboradores, através do acesso privilegiado a programas de formação em gestão e programas de reconhecimento de práticas de bem-estar, que melhoram a satisfação e criam um ambiente de trabalho que promove a saúde física e mental.
- Utilize as parcerias PME Líder para obter benefícios, como acesso a tarifas de energia exclusivas e serviços de renting de tecnologia, e assim otimizar custos que depois podem ser investidos em melhorias no local de trabalho ou noutras mais-valias para os colaboradores. Além disso, as linhas de crédito com juros reduzidos beneficiam a empresa e também permitem investimentos em infraestruturas, tecnologias e outros recursos que melhoram diretamente o ambiente de trabalho.
- Por fim, o selo PME Líder, como é um diferencial importante que transmite credibilidade, deixa os colaboradores a sentirem-se mais motivados e orgulhosos por trabalharem numa empresa reconhecida no mercado. Assim, a sua empresa torna-se também mais atrativa para novos talentos e, ao mesmo tempo, fortalece a capacidade de inovar e de se adaptar a mudanças no mercado, abrindo portas para novos contratos e colaborações.
Conquistar o estatuto PME Líder é um marco de crescimento, inovação e compromisso com a excelência. Para gestores e profissionais de Recursos Humanos, essa conquista oferece uma oportunidade única para fortalecer a cultura organizacional, atrair/reter talentos e criar um ambiente que impulsione a produtividade.